Título: Epagri de Papanduva e SC Rural pomovem capacitação de produtores de leite Data: 03/01/2013

Com apoio do Programa Santa Catarina Rural, em novembro de 2012, um grupo de 42 pessoas integrantes da cadeia produtiva do leite participou de uma capacitação promovida pela equipe do Escritório da Epagri no município de Papanduva, no Planalto Norte do Estado.

No início do primeiro dia foi feito um exercício de memória, conduzido pela equipe da Epagri, quando foram apresentadas fotos e relembradas as palestras e atividades práticas realizadas em um treinamento organizado em 2011, do qual a maioria dos participantes fez parte. Indagados sobre mudanças ocorridas nas propriedades após o treinamento de 2011, as respostas foram positivas. Foram descritas muitas mudanças em consequência da participação no evento.

Na sequência da programação, o engenheiro agrônomo Luiz Fernando G. Souza, Gerente da Regional da Epagri de Mafra apresentou o Programa PLANORTE LEITE e o novo posicionamento da Epagri Regional, na Cadeia Produtiva do Leite. Luiz Fernando fez também uma apresentação de dados econômicos de propriedade leiteira do Planalto Norte, acompanhada pelo sistema CONTAGRI, trazendo uma interessante reflexão sobre os resultados que o leite pode deixar em uma propriedade.

Logo após o médico veterinário Frederico Hardt Araújo conduziu os temas de qualidade do leite, sanidade do rebanho leiteiro e inseminação artificial. Temas estes sugeridos pelos próprios produtores ao final da capacitação de 2011, quando foi possível perceber grande interação e participação de todos, durante a explanação desses temas.

No início do segundo dia foi disponibilizado um espaço para depoimento de três produtores de leite à base de pasto perene, como uma oportunidade de troca de experiências entre os produtores, com mediação e contribuição técnica dos extensionistas da Epagri.
“Essa experiência mostrou-se muito produtiva, pois os participantes conseguem perceber mais claramente as aplicabilidades práticas das tecnologias ouvindo as palavras de outros produtores”, ressalta Bernadete Grein, extensionistada Epagri local.

Um dos temas mais solicitados por parte dos produtores de leite foi abordado na palestra sobre uso de medicamentos homeopáticos, ministrada pelo Médico veterinário Luiz Conrad, da empresa Real H Homeopatia. Por tratar-se de produtos com sistema de atuação diferenciada quando comparado aos produtos tradicionais curativos, a linha homeopática vem conseguindo muitos adeptos devido a algumas vantagens tais como diminuição dos riscos de resistência a princípios ativos, menor incidência de efeitos colaterais e menor tempo de carência após o uso.

Finalizando o segundo dia, o grupo fez uma visita à Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Leite à Pasto, implantada na propriedade da família Ressel, na comunidade de Pratinha. No local, o grupo teve contato com várias situações e tecnologias na prática como: piqueteamento, diferenças de manejo de pastagens, criação de terneiras e planejamento da propriedade.

O projeto municipal de gado leiteiro teve um desenvolvimento muito abrangente durante o ano de 2012, sendo atendidas mais de 290 famílias entre atividades como mutirões de entrega mudas de pastagens perenes de verão, reuniões técnicas em propriedades leiteiras, excursões a municípios da região, capacitações e atendimentos.

Segundo os extensionistas Vinícius Marques da Silva e Mário Célio Correia, a atividade de gado leiteiro tem desenvolvido muito, nos últimos anos em Papanduva e mostra-se como uma ótima alternativa de renda mensal aos agricultores familiares. No entanto, toda essa evolução deve ser acompanhada de conhecimento técnico e assistência aos produtores, motivos pelos quais a equipe da Epagri de Papanduva mantém para 2013 um projeto específico para atender a essas demandas, pois a cada dia a entrada de novos produtores nessa atividade deixa clara a necessidade de atenção especial a este setor produtivo.

Mais informações:Epagri de Papanduva - (47) 3653 2215
Secretaria Executiva Estadual do SC Rural- (48) 3239 4170